16 MAR 2020
SAÚDE
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INTENSIFICA AÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 16/03, na sede da Prefeitura, Prefeito e Secretários decidiram ações importantes a serem implantadas no município.

O Prefeito de Aguanil, José Márcio de Oliveira, convocou para esta manhã uma reunião com Secretários, chefes de departamentos e Assessores a fim de decidir as medidas de cautela que serão imediatamente implantadas no município ações para a prevenção do novo Coronavírus.

Na ocasião, foi instituída uma Comissão Especial para prevenção e enfrentamento da epidemia, conforme previsto no Decreto Municipal nº 1.785, publicado dia 13 de março de 2020. As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação comprometeram-se com a divulgação à população das medidas protetivas em relação a doença, dando assim eficácia ao referido Decreto que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados em âmbito municipal para combate à pandemia global.

Definiu-se também que será convocada para a noite desta segunda-feira, às 19h, no Clube Recreativo de Aguanil, uma reunião com todos os motoristas da Saúde e da Educação para tratar das ações de conscientização e prevenção, e para estabelecer os protocolos de higienização dos veículos que são utilizados para transporte de pacientes e alunos.

Ficou acordado também que as atividades do CRAS serão temporariamente suspensas para pessoas acima de 60 anos, pelo período inicial de 30 dias, como forma de evitar a exposição da população de maior risco.

A pedido do Prefeito, ficou estabelecido que a partir de amanhã, 17/03, terça-feira, os profissionais da Saúde percorrerão escolas, creches e fábricas passando as orientações necessárias à efetivação das medidas de proteção e que serão adquiridos os materiais e equipamentos necessários a proteção dos servidores e dos usuários dos serviços públicos.

Profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão monitorando toda rede de assistência em saúde pública para identificar e diagnosticar de forma precoce possíveis casos da doença.

“Não há necessidade para pânico. Estamos com equipes capacitadas para fazer o monitoramento de casos suspeitos que eventualmente possam a chegar em Aguanil”, destacou Suelane Ramalho, Coordenadora da Vigilância Sanitária do município.

“A melhor medida preventiva para evitar quaisquer doenças de transmissão respiratória é manter a higiene das mãos, com água e sabão ou uso do álcool em gel 70%, além do cuidado ao tossir e espirrar, cobrindo a face e utilizando lenços descartáveis”, completou a servidora.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que não existe qualquer risco imediato de propagação da doença, pois não há casos suspeitos no município. De acordo com o secretário de Saúde, Antônio José Manoel, as primeiras medidas foram adotadas afim de acalmar e conscientizar a população no sentido de prevenção: “As ações preventivas pretendem dar maior segurança aos aguanilenses. Não há razão para alarde, estamos agindo no sentido de prevenir, seguindo protocolos internacionais”, disse.

O Prefeito Márcio, pediu atenção especial também nas unidades de ensino; “Uma das principais ações é intensificar a limpeza nas escolas, principalmente em bebedouros, mesas, cadeiras, bancadas e maçanetas. Além disso, é importante que os professores e funcionários orientem os alunos a lavarem as mãos constantemente, bem como expliquem outras medidas de higiene”.

Finalizando a reunião foi determinado que a Secretaria Municipal de Saúde elaborasse um comunicado oficial à população, o qual deverá ser divulgado ainda hoje.

Local: Aguanil