Nesta terça-feira (26/09) aconteceu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a solenidade de Assinatura do Termo Aditivo do acordo do Fundo Estadual de Saúde, o qual irá gerar maior autonomia para as prefeituras na gestão de recursos da Saúde.
No evento, organizado pelo Governo de Minas, representaram Aguanil o Prefeito Márcio e o Secretário de Saúde Antônio José, a convite do próprio governador Romeu Zema, do Secretário Estadual de Saúde Dr Fábio Baccheretti e do Deputado Estadual Duarte Bechir, o qual trabalhou em prol dessa importante conquista para os municípios.
Foi informada a liberação de mais de R$ 6 bilhões em recursos da saúde para as prefeituras de todo o estado, e se deu pela assinatura da regulamentação da Lei 171/2023, que regulariza débitos de recursos da saúde do Governo de Minas Gerais com os municípios mineiros.
A iniciativa vai facilitar a gestão financeira dos municípios na área da Saúde, permitindo o remanejamento de recursos que anteriormente só poderiam ser gastos para um fim específico.
Recursos da área de saúde, que estavam parados por questões burocráticas, agora poderão ser utilizados pelas Prefeituras, que passam a ter uma maior liberdade para investir em políticas de saúde que efetivamente chegam até a população.
Nossa cidade, assim como centenas de outras, que ficaram sem receber seus recursos em gestões estaduais passadas, agora vai passar a ter esses repasses corretamente.