09 ABR 2024
Clientes da Cemig podem negociar débitos por meio do Programa Desenrola Brasil
A iniciativa do Governo Federal foi prorrogada até o dia 20 de maio.

Com a prorrogação do prazo, os consumidores da Cemig também ganharam mais prazo para normalizar as pendências financeiras com a Companhia.

A prorrogação é destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico) do Governo Federal que tenham dívidas de até R$ 20 mil.

Vale lembrar que esses valores são referentes aos débitos contabilizados entre janeiro de 2019 até maio de 2023.

Dívidas posteriores a esse período não são incorporadas à negociação do programa.

Como negociar

Ao acessar a plataforma do Governo Federal, desenvolvida para a efetivação do programa, o cliente verificará se está apto a refinanciar as suas dívidas e se seus débitos pessoais de até R$20 mil foram contemplados pelo Desenrola Brasil.

Em caso afirmativo, os débitos calculados e reajustados para os valores atuais, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), poderão ser pagos à vista com desconto expressivo ou parcelado em até 60 vezes, conforme as opções apresentadas e pré-determinadas pelo próprio sistema do programa.

Como proceder

A negociação das dívidas até o valor de R$20 mil, por meio do programa Desenrola Brasil, será feita por uma plataforma online. Para acesso a esse sistema digital, é preciso ter conta no ambiente digital do Governo Federal, com níveis de certificação Bronze, Prata ou Ouro.

Caso o interessado na renegociação ainda não tenha sua conta na plataforma do Governo Federal, o cadastro poderá ser realizado diretamente no portal www.gov.br(www.desenrola.gov.br).

De acordo com a Agência Brasil, o Desenrola passou a ser acessado também por meio do site da Serasa Limpa Nome e os débitos do programa também podem ser renegociados presencialmente nas agências dos Correios. Outras informações sobre o programa e o passo a passo para a inscrição no sistema estão disponíveis no endereço www.gov.br/desenrola .