21 JUL 2023
Como prevenir a obesidade infantil?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a obesidade infantil e sobrepeso na infância como um problema de escala global, já que a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar.
A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e várias formas de câncer.

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) aponta que o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde destacam que 12,9% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos de idade, têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos.

Confira 5 dicas de como prevenir a obesidade infantil:

1. Evite a oferta precoce de alimentos sem suporte nutricional, como açúcares;
2. Estimule a prática física desde cedo, para que sejam realizadas de forma prazerosa;
3. Estimule hábitos saudáveis à mesa, sem a utilização de eletrônicos;
4. Evite o excesso de líquidos no momento da refeição;
5. Evite o consumo excessivo de alimentos, como frituras, bebidas calóricas, processados e mais.

ATENÇÃO Pais e/ou responsáveis

Procure o serviço de saúde sempre que seu filho precisar!
Faça acompanhamento com as enfermeiras (puericultura), nutricionista e médicos. Nossas crianças merecem ser bem cuidadas.