12 FEV 2020
É neste próximo sábado, 15 de fevereiro, o DIA D de vacinação contra o Sarampo
Público alvo desta vez será pessoas de 5 a 19 anos e que ainda não tomaram as duas doses necessárias.

O Ministério da Saúde lançou, na última segunda-feira (10/02), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na primeira etapa, que vai até o dia 13 de março, a prioridade são as crianças e jovens entre 5 anos e 19 anos. Em Aguanil o dia escolhido para imunização foi o próximo sábado, 15 de fevereiro.

O Ministério da Saúde encaminhou, neste ano, 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral para os estados e o Distrito Federal. Esta quantidade é 9% maior que a solicitada e o objetivo é vacinar mais de 3 milhões de pessoas (confira abaixo as outras etapas da campanha).

Alerta para as famílias

Com o conceito "Mais proteção para a sua família", a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar os filhos.

O alerta é para reforçar que o sarampo é uma doença grave e que pode matar, diz a pasta.

Segundo o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o Brasil melhorou o índice de vacinação, mas ainda precisa redobrar a atenção. "Em 2020 queremos voltar para uma área livre do sarampo", afirmou.

Mas o ministro também se mostrou preocupado com as pessoas que rejeitam a imunização.

"Estamos em um momento crítico, mas estamos vigilantes. Precisamos aumentar a imunidade da população."

Etapas da campanha

Com o objetivo de interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir cobertura vacinal, o Ministério da Saúde traçou uma estratégia nacional. As duas primeiras etapas já ocorreram em 2019, para crianças de seis meses até cinco anos de idade, e para a população de 20 a 29 anos.

Neste ano, serão três etapas

• De 10 de fevereiro até 13 de março: público de 5 a 19 anos
  • Entre junho e agosto: reforço para o público de 20 a 29 anos
  • Em agosto: público de 30 a 59 anos de idade