23 MAR 2020
ADMINISTRAÇÃO
PREFEITURA DE AGUANIL ATUALIZA DECRETO PARA ENTRAR EM CONFORMIDADE COM AS REGRAS DO GOVERNO DE MINAS
Acompanhando a necessidade do aumento das medidas de prevenção, serão instaladas barreiras sanitárias na entrada principal da cidade e do Distrito do Boticão. Outras entradas que não as citadas, irão ser totalmente fechadas.

Desde sexta-feira, dia 13/03, a prefeitura de Aguanil trabalha incessantemente, praticamente em tempo real, para acompanhar a evolução do problema gerado pelo Novo Coronavírus e assim adotar medidas que de fato protejam a população.

Nesta segunda-feira (23), desde as primeiras horas da manhã, servidores trabalharam em um novo decreto para que o município entre em consonância com as regras ditadas pelo Decreto Estadual datado de 22 de março de 2020.

Segundo o texto, são autorizados a funcionar as atividades privadas indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da população, ou seja, aqueles que colocam em risco a saúde ou segurança das pessoas.

Ficam os outros tipos de estabelecimentos autorizados a funcionar em regime de entrega a domicílio, ou seja, com portas fechadas e sem acesso nenhum do público. O decreto em sua íntegra está disponibilizado para download logo abaixo da matéria.

No texto publicado nessa segunda-feira (23), a administração determinou também o fechamento de alguns órgãos públicos, fechamento das divisas do município,a circulação de pessoas pelas ruas das 22h até as 05h e a paralisação do transporte coletivo e táxis.

Os aguanilenses que saírem de casa sem justificativa no horário mencionado serão abordados pela polícia e encaminhados às suas residências em caso de descumprimento da ordem.

Sobre a entrada e saída de pessoas da cidade, o decreto explica que fica determinada a instituição de barreiras sanitárias no trevo de acesso à BR-369 tanto para entrada em Aguanil, quanto para entrada no Distrito do Boticão, sendo estes dois caminhos os únicos liberados para o trânsito de pessoas e mercadorias. As demais entradas serão totalmente bloqueadas.

Não está proibida a saída de pessoas e veículos dos limites do município. A entrada, porém, está limitada à pessoas ligadas à áreas de saúde, como médicos, enfermeiros e ambulâncias com o transporte de pacientes e autoridades policiais e veículos destinados ao transporte de combustível, medicamentos e suprimentos essenciais e afins após apresentação de nota fiscal correspondente ao produto transportado. Pessoas que comprovem residência no município também poderão transitar normalmente nos horários permitidos.

Tais medidas podem num primeiro momento parecer severas em demasia, porém a importância no momento é a prevenção máxima para que o COVID-19 não chegue a nenhum munícipe.