História

Acredita-se terem sido os índios Cataguases os primitivos habitantes da região de Campo Belo, de onde se desmembrou o município de Aguanil. Sabe-se que os primitivos habitantes brancos foram os senhores Joaquim Montenegro Sales e Evaristo Pimenta dos Reis, que erigiram um cruzeiro no local onde hoje se situa o município de Aguanil.

Posteriormente, Herculano Pimenta dos Reis e Maria Claudina de Jesus, doaram uma quarta de terras, onde foi construída uma capela pelas famílias Pimenta, Alves, Felício e Silva. Em torno da capela, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, formou-se o arraial, tendo como causa principal o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. A localização do povoado, ao longo da estrada que ligava a cidade de Campo Belo ao Porto do Jacaré, antigo embarcadouro fluvial no Rio Grande, ligando o sul com o oeste de Minas, foi fator determinante do crescimento do povoado.

A origem do topônimo deve-se ao Ribeirão que corta a cidade e que chama-se Água Limpa.

Por transferência de sentido, o município recebe o nome de Aguanil, ou seja águas azuis, claras.

Gentílico: aguanilense

Formação administrativa:

Distrito criado com a denominação de Aguanil (ex-povoado de Água Limpa, pela lei nº 336,

de 27-07-1948, subordinado ao município de Campo Belo.

Em divisão territorial datada de 1-07-1950, o distrito de Aguanil, figura no município de Campo Belo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aguanil, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Campo Belo. Sede no antigo distrito de Aguanil. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Aguanil é um município do Sudeste brasileiro e fica no estado de Minas Gerais (MG). Está localizado na mesorregião Oeste de Minas e na microrregião Campo Belo.

De acordo com o censo realizado no ano de 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Aguanil tinha 4.054 habitantes. Em 2015 o total de habitantes foi de 4.370e em 2016 a estimativa foi de 4.406 habitantes.

A área total do município de Aguanil em 2010 era de 232.091. Sua densidade demográfica era de 17.47 habitantes/km².

15/11/2017
Fotos de nosso Município

Conheça um pouco mais sobre as belezas e pontos turísticos do município de Aguanil!