O alongamento na sala de espera do Programa Saúde da Família (PSF) é uma prática simples, mas de grande relevância tanto para os funcionários quanto para os pacientes. Alguns do benefícios são;
1. Redução do estresse e ansiedade
A prática de alongamentos promove o relaxamento muscular e melhora a circulação sanguínea, o que ajuda a aliviar tensões físicas e emocionais. Para pacientes que aguardam atendimento, isso pode reduzir a ansiedade, enquanto, para os funcionários, contribui para um ambiente de trabalho mais tranquilo.
2. Prevenção de dores e lesões
Longos períodos de espera ou trabalho podem levar a desconfortos musculares, principalmente na região lombar, pescoço e ombros. O alongamento regular ajuda a prevenir dores e melhorar a postura.
3. Promoção da saúde e bem-estar
Incentivar a prática de alongamentos reforça o papel do PSF como promotor de saúde, estimulando hábitos saudáveis e mostrando que a prevenção é tão importante quanto o tratamento.
4. Integração social
Uma atividade simples como o alongamento em grupo cria uma oportunidade de interação entre pacientes e funcionários, promovendo um ambiente mais acolhedor e humanizado.
5. Melhoria da produtividade dos funcionários
Para os funcionários, a pausa para alongamentos alivia a fadiga e renova a energia, o que pode resultar em maior eficiência no trabalho
Incluir alongamentos na rotina do PSF é uma ação acessível, que promove saúde e bem-estar para todos os envolvidos.