24 MAR 2024
GESTÃO 2021-2024 REALIZA CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A OBESIDADE
A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe eMulti, organizou no último sábado, 23/03, um evento com o objetivo de chamar atenção para o problema de saúde pública, que atinge pessoas de todas as idades.

Pesquisas apontam o Brasil como o 5º no ranking mundial da obesidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%).

Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos os profissionais das equipes estão preparados para acolher, apoiar o tratamento de indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Também é possível realizar os encaminhamentos, quando necessário, para profissionais da equipe eMulti, os quais são; nutricionista, educadora física, psicóloga e fisioterapeuta, que atendem por agenda regulada.

A caminhada durou aproximadamente 40 minutos e percorreu diversas ruas da cidade, chamando a atenção de toda a população para esse problema tão comum e que se cuidado a tempo tem cura.