23/01/2019 às 14:55:00
PREFEITURA DE AGUANIL EM PARCERIA COM FURNAS REALIZOU A RECUPERAÇÃO E REFLORESTAMENTO DE 10 NASCENTES NO MUNICÍPIO

Do dia 14 ao dia 21 de janeiro de 2019 foram recuperadas 10 nascentes dentro de todo o perímetro do município de Aguanil, sendo elas cercadas e reflorestadas com árvores nativas.

A parceria entre Furnas e a Prefeitura de Aguanil se deu da seguinte forma; a empresa forneceu as mudas, mourões, arame farpado e pregos, além de realizar o plantio dentro das normas técnicas, cabendo ao Município ou produtor rural fornecer o serviço de implantação da cerca e o cuidado pós plantio.

Considerando que mais de 90% da geração de Furnas é proveniente de suas usinas hidrelétricas, é evidente a importância da manutenção das Bacias do Rio Grande e do Sapucaí, contribuintes ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas, e de suas respectivas microbacias.

O Projeto Nascentes de Furnas visa assegurar a disponibilidade hídrica no entorno do Reservatório da UHE Furnas e o aporte de seus tributários, bem como a melhoria da qualidade de vida da população local, por meio da promoção do reflorestamento de nascentes nos municípios lindeiros, propiciando a gestão ambiental integrada, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável. Além disso, o presente projeto contribuirá para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Propiciar o aumento da vazão disponível para captação nas nascentes, reduzindo o risco de escassez de água no município, bem como do aporte ao reservatório;

- Possibilitar a redução do risco de contaminação e melhoria da qualidade e quantidade da água disponibilizada para uso nas propriedades rurais;

- Assegurar o incremento na qualidade ambiental das propriedades rurais através do incentivo ao reflorestamento;

- Conscientizar a população rural quanto aos benefícios da implementação de processos de proteção de nascentes e tratamento contínuo da água captada;

- Contribuir para a mitigação e a adaptação às Mudanças Climáticas.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE NASCENTES

1. Nascentes que desemboquem no Reservatório da UHE Furnas;
  2. Nascentes cujos proprietários assumam a responsabilidade pela manutenção do plantio.

O critério estabelecido para o Projeto prevê o plantio de 20 m no entorno de cada nascente, preferencialmente na mesma microbacia.  Observa-se que esta área supera ao exigido pela legislação pertinente, ou seja, a Lei nº 20.922, de 16 de outubro de 2013, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no estado de Minas Gerais, a qual determina em seu Artigo 16, parágrafo 3º :

"§ 3º Nos casos de áreas rurais consolidadas em APPs no entorno de nascentes e olhos d’água perenes, será obrigatória a recomposição do raio mínimo de 15 m (quinze metros)."

Coubea Furnas elaborar o projeto, efetuar o plantio das mudas, as ações iniciais associadas, incluindo o fornecimento do material necessário ao cercamento, e o acompanhamento técnico.

Coube à Prefeitura:

• Identificação das nascentes, de forma georreferenciada, cuja lista deverá ser encaminhada a Furnas através do seguinte e-mail: pmacedo@furnas.com.br;
  • Cadastramento dos produtores interessados, que realizarão a manutenção das áreas;
  • Fornecimento de mão de obra para o plantio e o cercamento;
  • Fiscalização e monitoração das áreas plantadas;
  • Celebração, através de seus representantes legais, de Termo de Adesão e Compromisso.

Relação de Nascentes Município de Aguanil

Projeto Nascentes de Furnas