27/12/2018 às 10:50:00
BOLETIM DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Combate ao Aedes aegypti: prevenção em controle da Dengue, Zika e Chicungunya em nosso município.

Aguanil registrou em 2018 até o momento (21/12), 09 casos suspeitos de Dengue, sendo, 02 casos confirmados, 02 em investigação e 05 negativos.

Em relação à Chikungunya, foi notificado 01 caso suspeito, porém com resultado indeterminado, que segue em investigação. Não houve nenhum caso suspeito notificado de Zika vírus.

A dengue é uma doença febril, aguda, causada por quatro sorotipos diferentes (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) de vírus do gênero Flavivirus. A sintomatologia é caracterizada por febre, cefaleia, artralgias, mialgias e prostração. No entanto, observa-se que neste tipo de enfermidade é comum ocorrerem também infecções assintomáticas e até manifestações hemorrágicas severas, como a febre hemorrágica de dengue.

O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e possui alta capacidade de adaptação ao meio urbano, sendo amplamente distribuído no Brasil.

O trabalho dos profissionais de saúde é realizado através de várias ações, como, atendimento individual, atividades educativas, pesquisas e tratamento dos locais com focos do mosquito.Destacamos aqui o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, extremamente importante no combate ao mosquito, diariamente realizam visitas nas casas e em outros locais considerados estratégicos, como, cemitérios, lotes vagos, terrenos baldios, igrejas e comércio.

Mas as principais ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e eliminação das arboviroses, como zika, dengue e chikumgunya, acontecem por diversas formas. A principal dela é atuação consciente e permanente da população.

Também devemos informar que em janeiro deste ano tivemos em Aguanil 01 caso positivo de Febre Amarela que infelizmente evoluiu para óbito. A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes e na área urbana o Aedes aegypti.

O que a população deve fazer para combater o mosquito Aedes Aegypti?

A principal ação que a população tem é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano.

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

• Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
  • Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
  • Manter caixas d’agua bem fechadas;
  • Remover galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;
  • Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
  • Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
  • Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Acondicionar pneus em locais cobertos;
  • Fazer sempre manutenção de piscinas;
  • Tampar ralos;
  • Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
  • Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
  • Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
  • Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
  • Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
  • Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

DESTACAMOS AS PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM AGUANIL EM 2018

• Visitas para tratamento na zona urbana de Aguanil =>7.947
  • Casas pesquisadas na zona urbana de Aguanil =>1.246
  • Pesquisas com resultado positivo para o Aedes aegypti =>21
  • Visitas para tratamento no Boticão =>2.459
  • Casas pesquisadas no Boticão =>738
  • Pesquisas com resultado positivo para o Aedes aegypti no Boticão =>14

Referências:

BRASIL, Ministério da Saúde. Combate ao Aedes Aegypti: prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes/. Brasília : Ministério da Saúde, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Dengue : diagnóstico e manejo clínico : adulto e criança [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

MINAS GERAIS. Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Disponível em http://www.saude.mg.gov.br, 2018.

Arquivos para Download:
BOLETIM INFORMATIVO - VIGILÂNCIA EM SAÚDE