Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Notícias
Principal   Notícias
 

02/10/2018 às 10:20:00
POR RECOMENDAÇÃO DO MEC, PREFEITURA DE AGUANIL RETIRA BIBLIOTECA MUNICIPAL E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA SEDE DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE JUSTINO OBERS

› Local: Aguanil
As duas instituições serão agora transferidas para a Avenida Dolores Silva e se estabelecerão no prédio onde anteriormente funcionou a própria biblioteca e a sede do Conselho Tutelar

Segue abaixo a recomendação feita pelo Ministério da Educação:

O funcionamento de mais de uma instituição dentro de um mesmo espaço físico recebe o nome de coabitação. Esta alternativa de organização de espaço somente é viável quando não há prejuízos no funcionamento das instituições envolvidas. A regra geral, contudo, é de que coabitem no máximo duas instituições.
E isto já causa vários transtornos, obrigando os gestores a inúmeras ações que busquem minimizar prejuízos à prestação dos serviços.


No caso, o prédio que está na Praça Tiradentes, 96, no centro da cidade, abriga hoje quatro instituições: a Escola Municipal Padre Justino Obers, o Pré-Escolar Municipal Chapeuzinho Vermelho, a Biblioteca Pública Municipal Ana Esmerinda de São José e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


A convivência entre estas quatro instituições tem causado prejuízos ao bom andamento dos trabalhos das mesmas. Verifica-se a boa vontade dos servidores em manter o atendimento adequado, mas há sérias restrições de espaços, além de problemas de ordem gerencial.


Tal situação impede o funcionamento que resulte em uma prestação de serviço de melhor qualidade. Assim sendo a coabitação destas instituições se tornou desaconselhável, por ferir padrões definidos por órgãos superiores como os Conselhos de educação e o MEC.


Assim, são instituições que, embora tenham um objetivo fim em comum, a educação, elas trabalham pontos diferentes do processo educacional. Por isso carecem de espaços específicos para suas atividades. Tornou-se necessário desfazer esta coabitação, em prol de seu melhor funcionamento.


Cabe registrar também que o prédio é cedido pelo Estado à Prefeitura para o funcionamento da Escola Municipal Padre Justino Obers, e não de outra instituição.
Como se todas as justificativas não bastassem, registre-se que a Biblioteca deve servir a toda a comunidade e, da forma como está, fica restrito o atendimento aos alunos da Escola, embora esteja de portas abertas a todos. Também a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que é gestora da Educação na rede municipal, não pode parecer órgão de apenas uma Escola, mas precisa do espaço e tempo para cuidar de toda a rede.


Fonte: Assessoria de Gabinete e Comunicação
 
 
 
 
Brasão
Acompanhe
Endereço
Rua: Ibraim José Abrão, nº 20 - Centro
CEP: 37273-000
Contato
(35) 3834-1259
Atendimento
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 11:00 h as 17:00 h.
Newsletter
Inscreva-se para receber informativos da Prefeitura
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.