22/08/2018 às 10:15:00
PREFEITURA DE AGUANIL IMPLANTA NOVO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DENTRO DO SITE OFICIAL DO MUNICÍPIO

O novo portal está mais moderno e busca aumentar a transparência pública do município, facilitando o acesso do cidadão as informações, uma vez que agora a tela é disponibilizada sem ter que baixar nenhum programa.

A prefeitura de Aguanil está implantando o novo Portal da Transparência Pública, um portal dentro do site oficial do município na web com informações de interesse coletivo. A medida atende a Lei de Acesso a Informação (Lei Nº 12.527, de 18/11/2011) e um disposto da Constituição Federal Brasileira, a Lei Complementar nº 131 de 27 de maio de 2009.

A ferramenta, que ainda está na fase de atualização de dados, vai possibilitar o acompanhamento orçamentário e financeiro através da internet, ou seja, permite que qualquer cidadão consulte quanto é arrecadado e como são gastos os recursos públicos no município.

No novo portal o usuário terá uma visão completa sobre Receitas, Despesas, Orçamentos, Contratos, Demonstrativos Fiscais, Quadro de Servidores, Licitações, Lei Municipais, bem como Despesas com passagens e Diárias.

Anteriormente todas essas informações já eram disponibilizadas, porém tanto pelo celular quanto pelo site, o aplicativo do portal da transparência deveria ser baixado, o que gerava desconforto ao usuário.

Além disso, desde outubro de 2017 o site oficial do município permite também que os usuários façam pedidos de informação e manutenção da iluminação pública, estradas e limpeza urbana.

O Prefeito Héliton Goulart Gonçalves destaca que além de sua característica principal que é a transparência publica, o portal vai garantir à população um maior acesso a informação. “Sem dúvida é um grande avanço para quem deseja exercer a cidadania e qualquer cidadão terá a possibilidade de fiscalizar os gastos do Poder Público, a qualquer hora do dia ou da noite, usando a internet e sem ter que baixar nada para o seu celular ou computador”, disse o gestor municipal.

Finalizando, Dr. Héliton, contou que a sua administração é pioneira em Aguanil na questão de transparência. “Quando assumimos, a Prefeitura de Aguanil não contava com setor de comunicação, site oficial e muito menos Portal da Transparência. Uma de nossas primeiras ações foi estruturar esse setor e fazer uma licitação para contratação de empresa para hospedar o nosso site e dentro dele o Portal da Transparência, pois assim a população pode acompanhar todas as receitas e despesas, o que já é previsto em lei”.