15/08/2018 às 10:01:00
PREFEITURA DE AGUANIL DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE FINANCEIRA

De acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM), repasses do município retidos pelo Governo de Minas somam mais de 1,5 milhões de reais e impactam diretamente na qualidade e serviços destinados a população.

A administração municipal de Aguanil decretou na manhã de hoje, 15/08, estado de calamidade financeira. O decreto diz que a cidade está endividada e que a arrecadação não tem sido suficiente para cobrir as despesas obrigatórias como pagamento dos servidores ou manutenção do básico em saúde e educação, além dos programas e ações de governo.

O documento também recomenda às secretarias e autarquias que diminuam gastos e rompam contratos para reduzir despesas.

Nos próximos dias, a prefeitura deve enviar um ofício aos governos federal e estadual pedindo recursos complementares. Pela lei eleitoral, a partir do início do período eleitoral (07/07), fica proibida a transferência de recursos por parte da União e dos estados, a não ser em situações de emergência e calamidade.

A partir do dia 20 de agosto, conforme acordado por 19 prefeitos da região, no Fórum Emergencial, que aconteceu em Campo Belo, na última quarta-feira, 08/08, serão realizadas as seguintes ações;

• Nas sextas-feiras todas as prefeituras ficarão fechadas em forma de protesto até que os repasses comecem a ser normalizados.
  • Além disso, todas as atividades escolares serão paralisadas a partir do dia 20/08/2018 caso não haja a regularização dos repasses do FUNDEB, incluindo o transporte escolar. O ponto facultativo não se aplicará aos serviços essenciais, como Defesa Civil, limpeza urbana e serviços emergenciais da saúde.
  • Será proposta também Ação Civil Pública em conjunto com a Associação Mineira de Municípios contra o Governo de Minas.

O Secretário Municipal de Finanças, Walter Vítor Alves Sales, diz que o decreto de calamidade financeira não prejudicará os serviços municipais essenciais, embora muitos já estejam afetados, como o Transporte Escolar e da área da saúde, além do abastecimento da Farmácia do Município, entre outros. Ou seja, tratam-se de medidas necessárias a população.

Segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM), os repasses em atrasos e que o município tem direito somam mais de R$ 1.624.429,26 milhões. A medida tomada faz com que a administração municipal suspenda qualquer gasto que não seja considerado de extrema importância e urgência, obrigando o Governo do Estado a repassar ao município, o que é de sua competência.

O decreto tem até 31 de dezembro de 2018 e pode ser prorrogado caso a situação não seja resolvida.

Segue em anexo o Decreto expedido pelo Departamento Jurídico do Município e assinado pelo Prefeito de Aguanil, Héliton Goulart Gonçalves.

Publicado: 08 de AGOSTO de 2018
FÓRUM EMERGENCIAL - GOVERNO DE MINAS, PAGUE OS MUNICÍPIOS!

Arquivos para Download:
DECRETO CALAMIDADE FINANCEIRA
195,15 KB

14 de AGOSTO de 2018
FAÇA O DOWNLOAD
ATA DO FÓRUM EMERGENCIAL - GOVERNO DE MINAS, PAGUE OS MUNICÍPIOS!
1,33 MB

08 de AGOSTO de 2018
FAÇA O DOWNLOAD
RELATÓRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DÍVIDA EM SAÚDE DO GOVERNO DE MINAS GERAIS COM O MUNICÍPIO DE AGUANIL - RESTOS A PAGAR
462,86 KB

26 de MARÇO de 2018
FAÇA O DOWNLOAD

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.