20/07/2018 às 08:59:00
PREFEITURA DE AGUANIL PUBLICA EDITAL DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO NO MUNICÍPIO

Modalidade escolhida foi o Pregão Presencial, o que afasta qualquer tipo de favorecimento ou escolha por empresa específica.

Foi publicado hoje, 20/07, no Diário Oficial de Minas Gerais, aviso de licitação na modalidade Pregão Presencial visando a Contratação de empresa especializada em processos de seleção de recursos humanos a fim de realizar concurso público para o provimento de cargos efetivos do Quadro de Pessoal da Prefeitura de Aguanil, conforme especificado no edital e seus anexos., a sessão de licitação será realizada no dia 03 de agosto, às 09h da manhã.

O edital de licitação se encontra no site da Prefeitura de Aguanil pelo seguinte link:

COMO SERÁ O CRONOGRAMA?

No dia 03 de agosto, a Pregoeira e sua equipe de apoio receberão o credenciamento e os envelopes contendo proposta e documentação. Logo após será iniciada a fase de lances, onde a empresa que chegar ao menor preço se sagrará a vencedora do certame e consequentemente será a contratada para realizar o Concurso Público de Aguanil.

Após isso, o processo será terminado internamente, culminando na assinatura do contrato. Daí em diante, a empresa terá o tempo para que elabore o edital do concurso e envie para a Prefeitura de Aguanil, sendo este aprovado ou não. Se não aprovado, ele volta para a empresa fazer adequações, se aprovado, a Prefeitura enviará o edital ao Tribunal de Contas de Minas Gerais para aprovação e quaisquer esclarecimentos que se fizerem pertinentes. O Município acredita que essa fase, tudo correndo na normalidade, seja finalizada ao fim de setembro.

O Tribunal de Contas dando o seu aval positivo, a empresa vencedora poderá publicar o edital, que deve ficar aberto pelo prazo MÍNIMO de 60 dias antes da realização da provas.

Mais uma vez tudo correndo dentro do esperado, as provas devem ser aplicadas entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 e a homologação e posteriores contratações do aprovados logo em seguida.

POR QUE USAR O PREGÃO?

O pregão é uma modalidade licitatória que teve seu início através da Medida Provisória Nº 2.026-3, de 28 de julho de 2000, regulamentada pelo Decreto Federal Nº 3.555, de 08 de agosto de 2000, sendo finalmente, depois de discutida e aprovada pelo Congresso Nacional, sancionada como Lei Federal de nº 10.520/2002, que cria a modalidade de licitação denominada pregão, a qual é destinada a aquisição de bens e serviços comuns, com o intuito de garantir maior transparência, maior agilidade, maior eficiência e economicidade à gestão pública.

O pregão tem seu marco inicial na necessidade de aquisição de bens ou serviços por parte da gestão pública, elaborando-se uma lista dessa demanda e enviando-se ao setor de licitações. Em seguida é elaborado o edital, o qual é publicado, disponibilizando aos licitantes interessados um prazo de oito dias corridos para apresentação da documentação e propostas de preços. Na data de realização do certame o pregoeiro e equipe de apoio, no local e horário determinado no edital solicitam a ficha para o credenciamento dos participantes, bem como o envelope de propostas e habilitação. Após o credenciamento é realizada a abertura das propostas, seguida pela fase de lances verbais. TUDO NA MAIS PERFEITA TRANSPARÊNCIA!

VANTAGENS DO USO DA MODALIDADE PREGÃO

Elencar as vantagens da utilização do pregão não é tarefa difícil, pois é uma modalidade que tornou célere os trabalhos administrativos na condução dos processos licitatórios que devem anteceder o procedimento de aquisições e contratações na gestão pública.

Trata-se de uma modalidade licitatória para a aquisição de bens e serviços comuns que possam ser descritos de forma objetiva, clara e que os padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

No pregão há maior transparência durante a realização dos certames, pois os licitantes, além de trazer suas propostas digitadas e assinadas, durante a abertura da licitação pregão, abrem um balcão de negociação com o pregoeiro, através dos lances, o que torna mais visível a participação de todos e realmente o fornecedor ou prestador de serviços que tiver condições de entregar o produto ou serviço pelo menor preço é que irá fornecê-lo ou prestá-lo.