18/07/2018 às 15:00:00
SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR SERÁ IMPLANTADA EM AGUANIL

Ação visa fortalecimento do comércio local e que tem como objetivo desenvolver, melhorar e simplificar o ambiente de negócios no município, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes.

Nesta quarta-feira (18/07), a Administração Municipal de Aguanil recebeu a Consultora de Negócios do Sebrae, Glaucia, para que o projeto de implantação da Sala Mineira no Município seja continuado, o qual é promovido em parceria com o Sebrae Minas e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).

Aguanil já está em estágio bem avançado nesse contexto, uma vez que duas funcionárias já realizaram cursos de treinamento na sede do SEBRAE em Belo Horizonte e a Prefeitura vem seguindo todas as exigências. Porém devido ao período eleitoral, a estrutura física da Sala deve começar a funcionar efetivamente no final de 2018.

A adesão vai permitir que empreendedores, comerciantes e empresários tenham acesso a uma infinidade de benefícios, entre eles a desburocratização dos processos de abertura de micro e pequenas empresas (MPE) e de microempreendedores individuais (MEIs), além da facilidade em contar com os Serviços do SEBRAE como capacitações, orientações para empresários, cursos, palestras, seminários, acessos a novas tecnologias, e com isso trabalhar o Desenvolvimento Econômico local.

E não para por ai, além de todos esses benefícios, o município ainda vai contar com o Programa Educação Empreendedora,  que promove o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção sustentada no mundo do trabalho. Com a adesão ainda vai poder contar com mais este benefício do Sebrae junto a Educação de crianças e jovens.

A Sala Mineira do Empreendedor só será possível graças a iniciativa da Administração Municipal que achou de suma importância o projeto e se interessou em trazê-lo ao município, disponibilizando funcionários(a) que serão treinados(a) para o atendimento, como dito anteriormente.

A SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR

A Sala Mineira do Empreendedor é o resultado da parceria entre o SEBRAE MINAS e a JUCEMG – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. Ela foi desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo Estado, atuando lado a lado com as administrações municipais, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes.

Nela, você irá encontrar um espaço único para formalizar o seu empreendimento, obter orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento profissional.  Tudo o que você precisa para fazer o seu negócio seguir em frente, de um jeito simples e prático.

VEJA ALGUNS SERVIÇOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS PARA O SEU NEGÓCIO:

ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES

• Orientação prévia sobre o processo de registro;
• Orientação prévia sobre o processo de licenciamento municipal;
• Relação dos escritórios contábeis que realizam atendi- mento gratuito ao microempreendedor Individual (MEI);
• Como cadastrar-se como fornecedor da prefeitura;
• Como participar dos processos de aquisições públicas municipais em andamento;
• Mapa de oportunidades para o empreendedor;
• Distribuição de material informativo.

• Responder à consulta de viabilidade do negócio;
• Adequar e integrar a Redesimples por meio do Minas Fácil;
• Protocolo do licenciamento municipal de MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e demais empresas;
• Emissão das Guias de Recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa;
• Emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
• Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual DASN SIMEI;
• Cumprir os prazos pactuados com a JUCEMG para emissão da inscrição municipal e alvará de localização e funcionamento.

CAPACITAÇÕES

• Programação regular de capacitações Sebrae Minas;
• Programação regular de capacitações JUCEMG;
• Capacitações via parceiros.