Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
10 JUL 2018
AGUANIL TERÁ CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ITINERANTE

Para melhorar a cobertura vacinal contra a raiva entre cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde realizará, este ano, uma campanha de vacinação antirrábica ampliada e itinerante, envolvendo as comunidades rurais e áreas urbanas. A lista completa dos dias e locais onde a imunização acontece pode ser vista na imagem ao lado.

As doses serão distribuídas de segunda a sexta-feira durante o mês de agosto.

Cerca de 32 postos devem estar disponíveis para vacinação nessas datas.

A doença

A raiva é uma doença 100% letal ao ser humano. O vírus é transmitido do animal para o homem, principalmente por meio da mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da doença. A vacina é a única forma de prevenção.

Entre os sinais clínicos da doença, é possível destacar que os cães se tornam mais agressivos, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficam tristes, procurando lugares escuros. O latido se torna diferente do habitual; o animal tende a ficar de boca aberta, com muita salivação, recusa água e alimentos e tem dificuldade para engolir. Também há falta de coordenação motora; convulsão; e paralisia das patas traseiras.

Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação duramente dez dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Ele deve receber água e comida normalmente.

Local: Aguanil