Para melhorar a cobertura vacinal contra a raiva entre cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde realizará, este ano, uma campanha de vacinação antirrábica ampliada e itinerante, envolvendo as comunidades rurais e áreas urbanas. A lista completa dos dias e locais onde a imunização acontece pode ser vista na imagem ao lado.
As doses serão distribuídas de segunda a sexta-feira durante o mês de agosto.
Cerca de 32 postos devem estar disponíveis para vacinação nessas datas.
A doença
A raiva é uma doença 100% letal ao ser humano. O vírus é transmitido do animal para o homem, principalmente por meio da mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da doença. A vacina é a única forma de prevenção.
Entre os sinais clínicos da doença, é possível destacar que os cães se tornam mais agressivos, mordendo pessoas, animais e objetos, ou ficam tristes, procurando lugares escuros. O latido se torna diferente do habitual; o animal tende a ficar de boca aberta, com muita salivação, recusa água e alimentos e tem dificuldade para engolir. Também há falta de coordenação motora; convulsão; e paralisia das patas traseiras.
Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação duramente dez dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Ele deve receber água e comida normalmente.