02/07/2018 às 08:06:00
PREFEITURA DE AGUANIL ENTREGA COMPUTADOR AO PSF DA COMUNIDADE DOS PIMENTAS

› Local: Comunidade dos Pimentas
Equipamento de fazia necessário principalmente para lançamento de dados nos sistemas informatizados do Ministério da Saúde.

O município de Aguanil avança na oferta de uma saúde de qualidade para a população, ao mesmo tempo em que, proporciona melhores condições de trabalho para os funcionários da área.

Dando sequencia ao projeto de informatização da estrutura funcional da administração municipal, a Prefeitura de Aguanil tenta que todos os Postos de Saúde do município estejam interligados com a secretaria e com os programas informatizados do Ministério da Saúde, inclusive os mais distantes que ficam na zona rural. O problema destes é quanto à dificuldade dos serviços de internet!

Pensando na solução do problema, recentemente a Prefeitura de Aguanil realizou uma licitação para fornecimento do serviço de acesso a internet no PSF dos Pimentas e também na Escola Municipal e Praça do local.

Mas ainda faltava o equipamento mais essencial para que a meta fosse cumprida; um computador bom e potente para informatizar  o sistema de saúde na comunidade.

Na última sexta-feira, dia 29/06, o Secretário de Saúde, Edson Pereira Alves, juntamente com o Secretário de Governo, Pedro Paulo Vieira Gonçalves e o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thiago Henrique de Carvalho , foram até o PSF da Comunidade dos Pimentas fazer a entrega de um computador novo adquirido junto a um convênio com o Estado de Minas.

O Secretário de Saúde enfatizou que com a informatização dos PSFs, o município terá um controle mais rígido no acompanhamento aos usuários do sistema. Edson ainda acrescentou que cada PSF iniciará o cadastramento dos moradores de cada localidade em seus respectivos bancos de dados, dessa forma quando todos estiverem devidamente cadastrados, é possível saber em tempo rápido em qual Posto de Saúde e por qual profissional, o paciente foi atendido a ultima vez em foi atendido, por exemplo, uma vacinação.

Além disso, a disponibilização do equipamento irá facilitar muito a vida da Agente de Saúde que atua no local, pois anteriormente ela tinha que se deslocar um dia na semana até Aguanil para fazer o lançamento da sua produção no sistema informatizado do Ministério da Saúde.

Ações como essa, que podem parecer simples em um primeiro momento, agem de uma forma muito importante e faz a diferença na vida das pessoas que usam e/ou trabalham no sistema de saúde, principalmente na zona rural.