18/06/2018 às 14:50:00
NASF DISPONIBILIZA DANÇA CIRCULAR À POPULAÇÃO DE AGUANIL

Qualquer pessoa pode participar das atividades e não é necessária a inscrição prévia, somente a apresentação do cartão SUS

“Os problemas de saúde dos idosos não precisam nortear a velhice”. Esse é um dos lemas da Equipe de Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Aguanil. O município oferece Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Entre os recursos terapêuticos disponíveis na rede de Atenção Básica, a Dança Circular atrai muitos praticantes.

Dança Circular é uma prática de dança em roda, tradicional e contemporânea. Tem origem de diferentes culturas, o que favorece a aprendizagem e a conexão entre os participantes. As pessoas dançam juntas, em círculos e aos poucos começam a internalizar os movimentos. O enfoque não é a técnica, e sim o sentimento de união de grupo, de comunidade, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.

A prática tem trabalhado a integração e socialização. “Percebemos melhoras na saúde, pois a dança trabalha o equilíbrio e a mobilidade, ajudando a evitar o risco de quedas, algo comum entre os idosos. Os benefícios psicológicos também são nítidos. Houve melhora na autoestima, diminuição dos sintomas de depressão e de estresse”, conta Bianka Silva, Educadora Física do NASF.

“A roda é muito inclusiva e acolhedora. É uma dança que traz união, apoio um ao outro. A alegria e disposição é visível em cada idoso dos grupos. É imensamente gratificante ver nosso trabalho refletido na melhoria da saúde dos usuários”, completa a Educadora Física.

A oferta de dança circular não segue um protocolo, sendo aberta a todas as idades, porém são os idosos que procuram mais. Não é necessário se inscrever previamente, o interessado deve apenas se dirigir ao Clube Recreativo de Aguanil, nas quintas-feiras, às 8h munido do seu cartão SUS.

Além da dança, o município de Aguanil oferece acupuntura e Reflexologia.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.