Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
15 JUN 2018
Comunicado oficial- Prefeitura de Aguanil - Crise financeira no Estado de Minas
Foto pequena 0
Foto pequena 1

Nosso país vem atravessando, nos últimos anos, uma das mais severas crises econômicas de todos os tempos. A atividade econômica diminui a cada ano, provocando, de um lado, a queda da arrecadação dos entes federados e, de outro, um aumento da demanda de serviços públicos, principalmente nas áreas da saúde e da educação.

Os cidadãos necessitam cada vez de mais gastos com saúde, educação e segurança, mas ninguém deita o olhar para o que a crise econômica vem fazendo com a arrecadação pública. Nesse quadro é fácil dizer “contenham as despesas”. Isso importa em diminuir os gastos em todas as áreas, todas já em níveis sofríveis.

Prefeitos precisam ter conhecimento – e eles têm – de que necessitam dar continuidade aos serviços públicos, cumprir os programas que lhes impõem as Leis do Plano Plurianual e das Diretrizes Orçamentárias. Os recursos financeiros disponíveis ao longo do exercício em curso não são suficientes para atender aos dois objetivos. Aí está configurada, portanto, a “calamidade financeira”, como nos últimos tempos vem sendo denominada a situação em que estados e municípios se encontram.

É evidente que essa “calamidade financeira” a que os municípios estão sendo submetidos, pode gerar situação de verdadeira calamidade pública causada por diminuições na prestação de serviços públicos essenciais, mesmo a contragosto das administrações.

A prefeitura de Aguanil, foi obrigada a efetuar dispensa de funcionários, corte de gastos não essenciais, entre outras medidas que podem vir a serem consideradas impopulares.

Na crise a gente pode crescer! A administração municipal parte agora para reorganizar a Prefeitura dentro desse novo contexto econômico.

A Prefeitura, apesar das dificuldades, está organizando todas as pendências. Os resultados desse trabalho já podem ser constatados também através da regularização de todas as CNDs (Certidões Negativas de Débito). “Mas apesar de estarmos com todas as certidões em dia, o governo federal não tem liberado novos convênios”

A meta da Prefeitura de Aguanil é reduzir os gastos em 20% nesse momento, até que a situação com repasses, principalmente os vindos do Governo de Minas, se normalize um pouco.

Administrar hoje um município não é fácil, é um grande desafio. Mês a mês, os repasses do FPM tem diminuído, então a partir de agora, a administração aguanilense espera a verba entrar para depois gastar.

São nos momentos difíceis que a união, paciência e responsabilidade são atributos ainda mais valorizados, importantes.

A prefeitura de Aguanil acredita que em breve e com muito trabalho e honestidade o município sairá ainda mais fortalecido dessa fase difícil.

Local: Aguanil