22/05/2018 às 13:23:00
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PROMOVE MELHORIAS NA REDE DE CAPTAÇÃO DE AGUA NO DISTRITO DO BOTICÃO

› Local: Distrito do Boticão
A Prefeitura de Aguanil está realizando uma limpeza em todos os poços artesianos do município, além de outras ações de melhorias no abastecimento de água.

O Distrito do Boticão sofre há muitos anos com graves problemas no que diz respeito ao abastecimento de Água. Nos períodos mais secos do ano chega a faltar água nas torneiras quase que diariamente.

Pensando na melhor qualidade de vida da população e em sanar de uma vez por todas esse grave problema, a Prefeitura de Aguanil está realizando diversas ações que juntas devem gerar resultados satisfatórios.

A primeira melhoria foi a ampliação da capacidade do reservatório de água que fica localizado próximo ao cemitério do Distrito. Anteriormente, apenas uma caixa d’água de 20 mil litros era utilizada na estação. Agora, a Prefeitura colocou mais um caixa d’água, com capacidade de 24 mil litros, somando assim um reservatório de 44 mil litros de água, o qual dificilmente, em alguma ocasião, será desabastecido na sua totalidade.

Em um segundo momento, um dos poços artesianos do Boticão (que vinha gerando muita reclamação por parte dos moradores devido à falta de água) recebeu uma manutenção completa e limpeza a fim de melhorar a qualidade e vasão da água que chega a casa de cada morador abastecido por esse poço. No teste de vazão feito logo após o término dos trabalhos, o resultado foi de 12 mil litros/hora (lembrando que esse número deve diminuir bastante em períodos de seca).

Essa limpeza deve ser feita periodicamente, pois nesses poços, com o passar do tempo, há acúmulos de areia e barro trazidos pelas chuvas. As incrustações que se acumulam no fundo dos poços, obstruem os canos e tubulações, prejudicando a vazão e a qualidade da água, “Além de garantir uma água de qualidade para nossa população, essa manutenção também visa assegurar a durabilidade das tubulações”, disse Sr. Manoel, responsável técnico pelo Departamento de Água e Esgoto de Aguanil.

Na limpeza foram utilizados compressores e jatos para conseguir retirar o barro e a areia que ali se encontravam depositados. Dessa forma a água segue seu curso, sem o risco de reduzir a vazão e a qualidade.

Além disso, está sendo construída base para uma nova caixa d’água, que terá entre 5 e 10 mil litros.

Essas importantes iniciativas visam a resolução de um dos maiores problemas do Município de Aguanil, ademais, trará uma melhoria na qualidade da água consumida pela população residente no Distrito do Boticão.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.