30/04/2018 às 10:15:00
NASF REALIZA AÇÃO NO DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO

O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril.

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

Com o propósito de orientar e conscientizar os cidadãos Aguanilenses a respeito da doença foi realizado através de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, ações de conscientização acerca desse mau que tem aumentado gradativamente.

Várias pessoas compareceram ao local onde foi montado o stand e puderam participar das diversas atividades oferecidas. Entre elas, aferição da pressão arterial e conhecimento de mais informações relacionadas a hipertensão.

A ação contou ainda com a presença de profissionais da área da saúde e Assistência Social. O evento já faz parte do calendário anual da secretaria de Saúde e é realizado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).

Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.