27/03/2018 às 10:28:00
PSF DE AGUANIL REALIZA AÇÕES DE REFLEXOLOGIA EM PACIENTES

A Reflexologia é classificada atualmente, como uma ciência que se baseia em estudos fisiológicos e neurológicos. Além de ser também uma arte, porque depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.

Através de sua técnica suave e extremamente eficaz de massagem terapêutica, a Reflexologia conquistou um lugar de destaque e fascínio, no campo da medicina complementar.

Muitas áreas reflexas podem ser trabalhadas na reflexoterapia, entre elas estão:

Coluna vertebral: Através de percussões com dedo médio.

Pés: Possuem pontos reflexos de todo o corpo e através de sua estimulação é possível, aliviar dores, equilibrar as emoções e reestabelecer a saúde.

Mãos: Tem o mesmo princípio dos pés e também podem ser estimuladas para alcançar o equilíbrio e a cura.

Pensando em trazer cada vez mais benefícios e saúde para a população, a equipe do  ESF-MARIA OLIVIA CASTRO OLIVEIRA está realizando através do SUS, terapias complementares e uma delas é justamente a Reflexologia.

Essa técnica oriental de massagem consiste na aplicação de pressão em pontos e áreas específicas dos pés, mãos ou orelhas. As regiões exigem variadas intensidades de pressão para serem ativadas, a fim de aliviar dores e beneficiar diferentes órgãos e partes do corpo, que são representadas por pontos correspondentes.

No caso da reflexologia podal (nos pés), que é a mais difundida e também mais efetiva, todos os órgãos e sistemas do corpo estão espalhados como zonas reflexas pela planta, dorso e laterais dos pés (locais que contém milhares de terminações nervosas e refletem diretamente no funcionamento do organismo). Todos esses pontos podem ser localizados por um mapeamento baseado nas técnicas da medicina tradicional chinesa (MTC), que também abrange a acupuntura e outros tratamentos.

Os benefícios da reflexologia para a saúde são tantos que uma recente pesquisa divulgada no Daily Mail mostrou que a terapia pode ainda ser tão eficaz quanto analgésicos para condições como dores nas costas e artrite. Esse foi o primeiro teste científico sobre a reflexologia como um tratamento para a dor aguda.

A Reflexologia é apenas uma das terapias complementares que serão disponibilizadas em Aguanil e em breve a população terá ainda mais opções.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.