Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
08 FEV 2018
SAÚDE
INICIADO O PROJETO HORTA DE ERVAS MEDICINAIS NO CENTRO DE SAÚDE GARIBALDE NANETI
Foto pequena 0
Foto pequena 1

Entre os elementos que compõem a biodiversidade, as plantas são a matéria prima para a fabricação de fitoterápicos e outros medicamentos. Além de seu uso como substrato para a fabricação de medicamentos, as plantas são também utilizadas em práticas populares e tradicionais como remédios caseiros e comunitários, processo conhecido como medicina tradicional.

A OMS reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento depende da medicina tradicional para sua atenção primária, tendo em vista que desta população utilizam práticas tradicionais nos seus cuidados básicos de saúde e 85% destes utilizam plantas ou preparações destas.

Neste sentido, é imprescindível promover o resgate, o reconhecimento e a valorização das práticas tradicionais e populares de uso de plantas medicinais e remédios caseiros, como elementos para a promoção da saúde, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde.

Além disso, o governo federal aprovou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, por meio do Decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006, a qual se constitui em parte essencial das políticas públicas de saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social como um dos elementos fundamentais de transversalidade na implementação de ações capazes de promover melhorias na qualidade de vida da população brasileira.).

Visto isso no intuito de conscientizar a comunidade sobre o uso de plantas medicinais, o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Além disso, promover a capacidade para o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito e o senso de responsabilidade, a atual administração está iniciando esse projeto em nosso município.

Além disso, outros benefícios são reconhecidos também, como; Conhecer técnicas de cultura orgânica; Promover práticas de educação ambiental; Resgatar valores do conhecimento empírico relacionados a “plantas medicinais” utilizadas para diversos fins pela população local; Estimular a socialização, interação em equipe, vivência ambiental e consciência cidadã; Difundir os conhecimentos básicos necessários para a produção e consumo de plantas medicinais, incentivando a produção para auto-consumo; Estimular o envolvimento dos pacientes para a condução da horta; Colaborar com a inserção das plantas medicinais no SUS.

Esse é apenas o começo do projeto e a ideia é que em breve já se colham frutos muito proveitosos com uma grande participação popular.

Local: Aguanil
VINCULADOS À PÁGINA: