30/11/2017 às 11:09:00
NOVEMBRO AZUL: PREFEITURA OFERECE EXAMES GRATUITOS DE PSA PARA PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA EM AGUANIL

Ação faz parte do Novembro Azul. Exames foram realizados no PSF Maria Olívia, no sábado (25).

A administração municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou cerca de 360 exames de PSA (Prova do Antígeno Prostático), que detecta sintomas que sugerem problemas na próstata, para prevenir o câncer em homens.

A ação faz parte da campanha novembro azul e o objetivo é conscientizar os homens sobre a importância de fazer o exame e obter diagnóstico rápido do câncer de próstata.

Só existe uma maneira de cura: descobrindo precocemente. A forma mais rápida e eficaz é fazer um exame preventivo, que é PSA, um exame de sangue extremamente eficiente para o diagnóstico deste tipo de câncer, que deve ser feito antes do temido exame de toque.

O teste rápido difere do tradicional, pois é necessário apenas uma gota de sangue para detectar alguma alteração e, nesse caso, o homem é encaminhado a um urologista. Durante a ação, foi possível tirar dúvidas sobre os sintomas e também quanto ao tratamento do câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. Contém pequeninas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozóides.

Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento e alguns estudos mostram que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outros motivos, tinham câncer de próstata e nem eles nem seus médicos desconfiavam. Em alguns casos, porém, ele cresce e se espalha depressa.

Héliton Goulart Gonçalves, prefeito de Aguanil, que também é médico, falou da importância desse tipo de ação para o sexo masculino; “Todo homem deve procurar um médico para cuidar da saúde, e esse exame de PSA é o início de um trabalho de prevenção, evitando assim problemas futuros, já que o câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial. É importante se prevenir!”, comentou o chefe do Poder Executivo Municipal.

Publicado: 28 de NOVEMBRO de 2017
CAMPANHA NOVEMBRO AZUL REALIZA EXAMES DE PSA PARA A POPULAÇÃO