28/11/2017 às 16:18:00
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS SERÁ REALIZADO EM AGUANIL

Local: Centro de Saúde de Aguanil, PSF Maria Olívia de Castro Oliveira e PSF Boticão.

Sexta-feira, 01 de dezembro das 8:00 às 15:00 horas.

Se você transou sem camisinha ou passou por alguma situação de risco, faça o teste de HIV, sífilis e hepatites.

Faça o teste, é rápido, seguro e sigiloso.

#USESEMPRECAMISINHA

1º DE DEZEMBRO – DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Dia Internacional da Luta contra a AIDS é celebrado todo 1º de dezembro, e tem como objetivo lembrar a sociedade da intensa luta travada contra a AIDS e trazer os valores de compreensão, solidariedade e apoio as pessoas infectadas pelo vírus HIV/AIDS.

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU.

O QUE É HIV/AIDS?

O HIV é um vírus que destrói o sistema imunológico (sistema de defesa), transmitido, principalmente, por meio de relações sexuais desprotegidas. Sem tratamento, o HIV pode levar à Aids, doença que pode provocar infecções graves e até levar à morte. Você pode ter o HIV e não saber. Além do risco de adoecer, você pode transmitir o vírus para alguém. Acabe com a dúvida e FAÇA O TESTE.

COMO EVITAR O HIV?

• USE SEMPRE CAMISINHA em todas as relações sexuais, não importa quem seja o(a) parceiro(a);
  • Encoraje seu parceiro(a) a também fazer o TESTE e, quando indicado, o TRATAMENTO;
  • Nunca compartilhe agulhas, seringas ou objetos perfurocortantes não esterilizados, como alicates de unhas e lâminas de barbear;

VALE A PENA SABER!

O HIV, vírus causador da AIDS, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

• Sexo sem camisinha. Por ser vaginal, anal ou oral;
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo masculino e feminino está disponível nos postos de saúde.