17/11/2017 às 10:37:00
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEBATE MELHORIAS NO SISTEMA INTEGRADO

A Prefeitura de Aguanil,  através da Secretaria de Educação, realizou na tarde de quinta-feira (16/11), a Conferencia Municipal de Educação. O evento ocorreu na Escola Municipal Padre Justino Obers e contou com a presença de  representantes da Secretaria de Educação, Escola Municipal Padre Justino Obers, Escola Estadual Professor Leonides Alvarenga, Escola Municipal Francisco Sousa Rosa, Creche Municipal Watfa Davi Abrão, Creche Municipal Deusdete Martins de Souza, alunos da rede de ensino, Polícia Militar e Sociedade Civil.

Com o tema “ A construção do sistema integrado de educação pública. E a implementação dos planos de educação”  foi realizado o monitoramento de todo o plano municipal de educação. Também houve algumas alterações e adaptações com propostas feitas com a participação democrática da comunidade escolar.

O Secretário de Educação, Anderson Rodrigo Cardoso, ressaltou a importância do evento.  “A importância da conferência é a participação popular. Juntos, todos nós construiremos uma educação justa e de qualidade. Estamos na luta com os entes federativos, estado e união buscando construir um Sistema Integrado de Educação, com ênfase no Plano Municipal de Educação”.

De acordo com o Fórum, a Conferência de Educação de Minas Gerais possui caráter mobilizador e deliberativo e vai apresentar um conjunto de propostas relativas à implementação do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG), ao monitoramento e à avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE).

A Conferência propõe ainda melhorias às políticas nacional, estadual e municipais de Educação e a pactuação de responsabilidades entre os entes federativos com vistas à garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

O trabalho desenvolvido pelo Fórum  de Educação tem importe significado social e político, pois  é importante espaço de diálogo, debate e encaminhamento de medidas para a garantia do direito à educação. A instituição do Fórum permite a ampliação da participação da comunidade local nas discussões sobre educação, no acompanhamento das ações e proposições de políticas educacionais.

OS EIXOS DE DISCUSSÃO DO CONAE 2018 SÃO ESSES:

EIXO 1

O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação

EIXO 2

Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais

EIXO 3

Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social

EIXO 4

Planos decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão

EIXO 5

Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão

EIXO 6

Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação

EIXO 7

Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde

EIXO 8

Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social

Após essa fase, serão escolhidos os delegados que representarão Aguanil no Fórum Regional que será realizado em Varginha.

Publicado: 16 de NOVEMBRO de 2017
Fórum Municipal de Educação

Aconteceu dia 17 de novembro de 2017, na Escola Municipal Padre Justino Obers, o Fórum Municipal de Educação.